Quem sou eu

Minha foto
GRUPAMENTO RONDA DA CAPITAL - RONDAC - CRIADO A 21 DE JUNHO DE 2007. GRUPAMENTO DE PRONTA RESPOSTA DA GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM, PREPARADO E EQUIPADO PARA O CONTROLE DE DISTÚRBIO CIVIL E RESPONSÁVEL PELA ESCOLTA DE ATLETAS, ARTISTAS E AUTORIDADES QUE MORAM OU VISITAM A CAPITAL.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Ctbel apreende 112 motos

Ctbel apreende 112 motos

Edição de 07/01/2012 (AMAZÔNIA JORNAL)





'Tolerância zero' combateu irregularidades feitas por condutores em Belém e Icoaraci. ação vai continuar.
Removidas 112 motos para o pátio da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel). Esse foi o resultado da operação 'Tolerância Zero', realizada de 3 a 5 de janeiro, para combater as infrações cometidas por motociclistas em três bairros de Belém e no distrito de Icoaraci. O trabalho contou com a parteceira da Polícia Militar (PM) , da Guarda Municipal de Belém (Gbel) e do Departamento de Estado de Trânsito do Pará (Detran-PA). As infrações mais comuns foram dirigir sem capacete, condução sem carteira de habilitação e excesso de passageiros nas motos.
 
 
Somente na terça-feira (3), nos bairros Sacramenta e Telégrafo, foram feitas 86 remoções. Na quarta-feira (4), por dificuldades operacionais, foram feitas várias abordagens em Icoaraci, mas somente cinco remoções. Na quinta-feira (5), no Guamá, foram mais 21 motos. Do total de motos removidas, somente 18 permanecem no pátio de retenção por licenciamento pendente ou multas não pagas.
A diretora superintendente interina da Ctbel e comandante da Gbel, Ellen Margareth Souza, ressaltou que a operação foi positiva, mas não alcançou o resultado que ela esperava por ainda estar recente e não ter chegado a mais bairros. Por isso novas operações estão previstas, sempre surpresas. 'Queremos mostrar que o poder público não está omisso com tantas infrações cometidas. Nossas fiscalizações não terão truculência ou abusos na abordagem, mas serão rigorosas na aplicação das leis de trânsito e das punições previstas', declarou.
Para Ellen, o dia mais preocupante foi a terça-feira, pois das 86 motos removidas, 16 eram de mototaxistas. 'Nenhum deles estava com habilitação, mas estavam com a camisa de moto-táxi como se fosse documento e não usavam capacete', disse. Alguns motociclistas que estavam com passageiros também sem capacete ou em excesso, ao avistar os agentes, pediam para descer do veículo a fim de escapar da operação. Ellen, no entanto, alerta que esses condutores foram multados da mesma forma.
CONFIRA O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO
INFRAÇÕES GRAVÍSSIMAS: 7 pontos na carteira e multa de R$ 191,54
ART. 162-I: Dirigir veículo sem CNH ou permissão para dirigir. Multa com valor triplicado e apreensão do veículo.
ART. 230-I: Dirigir veículo com lacre, inscrição do chasssi, selo, placa ou qualquer instrumento de identificação violado ou falsificado. Multa e apreensão do veículo.
ART 244-I: Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete com viseira ou óculos de proteção. Multa, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir.
ART 244-II: Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor transportando passageiro sem capacete com viseira ou óculos de proteção. Multa, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir.
ART. 244-V: Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor transportando crianças menores de sete anos ou incapazes de cuidar da própria segurança. Multa, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir.
INFRAÇÕES MÉDIAS: 4 pontos na carteira e multa de R$ 85,13
ART 252-IV: Dirigir com calçados que não se firmem nos pés.
Fonte: Código de Trânsito Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário