Quem sou eu

Minha foto
GRUPAMENTO RONDA DA CAPITAL - RONDAC - CRIADO A 21 DE JUNHO DE 2007. GRUPAMENTO DE PRONTA RESPOSTA DA GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM, PREPARADO E EQUIPADO PARA O CONTROLE DE DISTÚRBIO CIVIL E RESPONSÁVEL PELA ESCOLTA DE ATLETAS, ARTISTAS E AUTORIDADES QUE MORAM OU VISITAM A CAPITAL.

REPORTAGENS ANTIGAS


Bandido usa escopeta para render mulher

Edição de 08/11/2011 (O LIBERAL)
        

NO COQUEIRO
Arma chamou a atenção do guarda municipal que efetuou a prisão
A ousadia de Saulo de Tarso da Conceição ao abordar sua vítima, ontem de manhã, na Cabanagem, chamou a atenção de um guarda municipal que passava pelo local. Saulo estava armado de imensa escopeta, arma pouco utilizava em assaltos devido ao tamanho e por chamar a atenção. Na companhia de dois comparsas, Saulo abordou uma mulher na rodovia Transcoqueiro, às proximidades da passagem Bugarim. Muito nervosa, a vítima foi obrigada a entregar a bolsa aos bandidos.
O assalto foi testemunhado pelo guarda municipal Herbert, que passava pelo local a caminho do trabalho. "Não tinha como não perceber a ação do grupo, pois a arma utilizada pelos bandidos chamava a atenção. Dei voz de prisão a eles, mas o bandido que estava armado apontou a escopeta em minha direção. Tive que agir rápido e antes que ele me atirasse eu atirei na perna dele. Infelizmente, os dois comparsas fugiram levando a bolsa com os objetos pessoas da vítima", contou Herbert, que pertence ao Grupamento de Ações Táticas (GAT) da Guarda Municipal de Belém, que é um grupamento autorizado a usar arma de fogo. O guarda municipal solicitou apoio de uma viatura de sua corporação. O bandido foi encaminhado para a Seccional da Marambaia, onde foi interrogado pelo delegado Costa Neto.
Na seccional, o criminoso admitiu a intenção de praticar pequenos assaltos no bairro utilizando a escopeta. "Admito que saí de casa com esta arma na intenção de praticar um assalto, mas deu errado. Esta foi a primeira vez em que participo de um assalto", admitiu o criminoso, que alega ter comprado a arma de um amigo.










 Operação Sentinela do Norte age em todo Pará

O Sistema de Segurança Pública do Pará deu início às 8h desta sexta-feira (11) a segunda fase da mega operação “Sentinela do Norte”. Desta vez o reforço das ações de segurança foi deslanchado de forma simultânea nos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) e demais cidades de todo o território paraense, com a participação de diversos órgãos estaduais e municipais.

A operação visa potencializar o policiamento ostensivo e preventivo, com a execução de várias ações integradas de segurança pública e defesa social, como o patrulhamento das ruas, fiscalização itinerante e autuações, a fim de reduzir os índices de ocorrências policiais, infrações de trânsito, roubos em transportes coletivos, garantir a ordem pública, o respeito ao ordenamento jurídico e a efetividade no combate à criminalidade, especialmente, ao tráfico de drogas nas diversas regiões do estado.

A operação leva às ruas um número expressivo de agentes de segurança de todas as instituições da área que participam das ações policiais denominadas ‘Barreiras’, ‘Saturação’ e ‘Incursão’.

De acordo com Antônio Cláudio Farias, diretor do Centro Estratégico Integrado (CEI), as ações da “Sentinela do Norte” devem se estender até a madrugada de amanhã. Ele está acompanhando os trabalhos no posto de comando da operação, que foi instalado no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na Avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco. “Só na capital, a operação envolve aproximadamente 600 homens das forças de segurança do estado. Teremos ações mais ostensivas em bairros como Sacramenta, Terra-Firme, Cremação e Barreiro”.   

Em Belém e demais cidades da RMB, o efetivo policial que atua na operação envolve homens do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Comando de Missões Especiais (CME), ambos da Polícia Militar.

Na coordenação geral da operação estão o delegado adjunto da Polícia Civil, Rilmar Firmino e o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Oliveira da Silva. Também participam da segunda fase da mega operação agentes da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Polícia Civil (Diretoria de Polícia Metropolitana, Delegacia de Polícia Especializada e Grupo de Pronto Emprego), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belém e Companhia de Transportes de Belém. (DOL, com informações da Segup)



CTBel faz apreensões no Aeroporto de Belém

Segunda-Feira, 21/11/2011, 17:34:14

Após várias denúncias de usuários e para coibir irregularidades no transporte feito por táxi no Aeroporto Internacional Júlio César Ribeiro, a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) realizou, com apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), operação na área entre os dias 3 e 6 deste mês. Foram fiscalizados 150 táxis, sendo doze apreendidos.

As principais denúncias repassadas à CTBel se referiam a veículos táxis de outros municípios operando na área do aeroporto, condutores dirigindo sem possuir ou portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com o documento vencido, veículos com licenciamento atrasado, além de outras irregularidades.

Dentre os veículos fiscalizados e que foram apreendidos, a irregularidade maior foi táxi de outros municípios operando na cidade (06 apreensões), principalmente de Ananindeua, cuja proibição de circulação está prevista no Regulamento de Táxis de Belém.

Além dessa infração na área do Aeroporto Internacional de Belém, a CTBel também apreendeu veículo táxi com licenciamento atrasado(01), motorista de táxi sem portar CNH (03) ou crachá sindical obrigatório(01) e até mesmo veículo particular de Ananindeua, caracterizado como  táxi, efetuando serviço de transporte de passageiros, o chamado “cabrito”(01).

(Ascom Ctbel)



Táxi clandestino é apreendido no aeroporto

Homens da Guarda Municipal de Belém e agentes de trânsito da Ctbel apreenderam na manhã de ontem, no Aeroporto Julio César, um carro particular sem autorização para ser utilizado como táxi.

O automóvel pertence a Gracivaldo Costa da Silva, 48 anos, e foi levado para a sede da Companhia de Trânsito de Belém. O condutor foi autuado por adulteração de veículo, previsto no artigo 311 do Código Penal.

Segundo o agente de trânsito Cleberson Silva, que participou da operação, o automóvel já vinha sendo monitorado há algum tempo.

“Desde quinta-feira passada a Ctbel e a Guarda Municipal vem fiscalizando táxis clandestinos e veículos adulterados que circulam pelo aeroporto de Belém. No caso do táxi apreendido, foi constatado que ele não possuía placa vermelha nem os luminosos exigidos pela legislação. Portanto, não tinha autorização para circular.”, relatou o agente.

Após a apreensão no aeroporto, Gracivaldo da Silva foi encaminhado para a central de flagrantes da seccional urbana de São Brás. Na seccional, familiares do acusado impediram que ele falasse com a imprensa e ainda ameaçaram a equipe do DIÁRIO, alegando que era “expressamente proibido” fazer foto dele. O caso foi registrado pelo delegado Polivaldo Barreto. (Diário do Pará)





Carro bate em viatura da Guarda Municipal

Domingo, 20/11/2011, 08:46:57

Um acidente envolvendo uma viatura da Guarda Municipal e um Fox ocorreu na manhã deste domingo (20), na avenida Duque de Caxias, com a travessa Curuzu, no bairro de Fátima, em Belém (PA).
O encarregado da Guarda Municipal, identificado apenas como Jaime, disse que dois carros vinham em alta velocidade, quando o Fox perdeu o controle e atingiu a viatura por trás. O outro carro conseguiu escapar e ninguém ficou ferido. A suspeita é que eles estavam fazendo “racha”.
O motorista do veículo, Getúlio Andrade Nascimento Filho, pegou o carro escondido do pai. (DOL)


Guarda Municipal recupera revólver roubado






NO GUAMÁ
Inteligência da corporação rastreou a arma e prendeu um suspeito

Suspeito de assalto foi preso com arma roubada da Guarda Municipal de Belém ontem de manhã, no Guamá. Breno Lopes Machado, 22, admite ter comprado o revólver de calibre 38, mas nega outros crimes. Outros três possíveis bandidos conseguiram escapar da prisão, efetuada por guardas municipais.
A arma recuperada havia sido roubada de um guarda municipal havia cinco dias. Ele dirigia seu carro juntamente com um mecânico na esquina das ruas Fernando Guilhon e 14 de Março, na Cremação, quando foi abordado por dois homens. "Os bandidos viram e falaram em matar ele, achando que era policial, porque ele estava com parte da farda de guarda. Ele gerenciou a situação e entregou celular, carteira e o revólver, que estava no banco traseiro", conta o inspetor Adonai do Socorro, da Ronda da Capital (Rondac) da Guarda Municipal.
O caso foi registrado na Seccional da Cremação e permaneceu em relativo sigilo, para que o setor de inteligência da Guarda investigasse onde foi parar o revólver. Ontem, os guardas descobriram e fizeram cerco a uma casa localizada na esquina das ruas Silva Rosado e 14 de Abril, no Guamá. Quando Breno saiu, ele foi logo detido com o revólver na cintura. Já os outros três que o acompanhavam conseguiram fugir.
Levado à Seccional da Cremação, o acusado foi reconhecido pelo guarda municipal assaltado. Apesar de o revólver ter tido a numeração raspada, a polícia conseguiu rastreá-lo a ponto de confirmar se tratar de arma da Guarda Municipal. Breno disse tê-la comprado há uma semana, por R$ 600. "Briguei em uma festa e me ameaçaram de morte, por isso tenho que andar armado sempre, agora", conta. Ele nega ter cometido qualquer assalto e diz nunca ter tido passagem pela polícia.
Por estar com uma arma com numeração raspada, ele ficou preso, por porte de arma de uso não permitido, inafiançável. Se a arma não estivesse com a numeração raspada, caberia fiança.


segunda-feira, 17 de maio de 2010


Exército treina sob rodas na Guarda Municipal de Belém

Começou, nas pistas do Comando Geral da Guarda Municipal de Belém, o treinamento dos 15 praças do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS). O curso Batedor e Escolta com Motocicleta, nível 1, está sendo ministrado por homens do Grupamento Ronda da Capital (Rondac), especialistas nesse tipo de serviço.

Os servidores federais bem que poderiam receber esse tipo de treinamento dos homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF), instituição também especializada nesse serviço. Acontece que os homens do Rondac trabalham em área urbana, mira dos militares. A PRF é especialista em escolta nas rodovias e estradas federais, ao contrário dos batedores da Guarda.
O treinamento vai durar 30 horas. Começa na manhã desta segunda-feira (17), das 8 às 12 horas. As primeiras aulas são teóricas. Trata-se de convênio firmado entre a corporação municipal e o Exército Brasileiro. Esse convênio objetiva efetivar reciprocidade na troca de experiências e saberes, explicou a advogada Ellen Margareth, inspetora-chefa da GMB.
O Batedor e Escolta em Motocicletas será ministrado pelo inspetor Adonai do Socorro, chefe do Rondac, pelo subinspetor Medeiros e pelo guarda Abel, ambos também do Rondac.

sábado, 29 de maio de 2010


Guarda Municipal diploma Exército Brasileiro

Sob sol escaldante, o comando da Guarda Municipal de Belém (GMB) diplomou, no final da manhã de hoje (terça-feira,25), os 15 soldados do 2º Batalhão de Infantaria da Selva (2º BIS) que participaram do curso de Batedor e Escolta, ministrado pela própria instituição municipal. É a primeira vez que a GMB treina homens das Forças Armadas. “Agradecemos o conhecimento transmitido. A Guarda Municipal de Belém é uma instituição séria, competente e de credibilidade”, afirmou o coronel Marcos Sá Affonso da Costa, comandante do 2º BIS.
A solenidade de encerramento do curso, que começou no dia 17 e se estendeu até o dia da formatura, somando 30 horas/aulas, reuniu, além dos comandantes da GMB e do 2º BIS, o capitão de Mar-e-Guerra Alexandre Silveira Vilela, comandante do Centro de Instruções Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), presidente da cerimônia. Estavam ainda presentes representantes dos Fuzileiros Navais, do Comando Aéreo e do prefeito Duciomar Costa.
O curso de Batedor e Escolta com Motocicletas foi ministrado pelo inspetor Adonai do Socorro, chefe do Rondac, pelo subinspetor Medeiros e pelo guarda Abel, ambos também do Rondac. Aluno diplomado, o sargento Manoel Barros considerou a experiência valorativa. “Espero que esse curso abra as portas para uma troca maior entre o Exército Brasileiro e a Guarda Municipal de Belém”, adiantou o militar.
Ao se pronunciar, o coronel Marcos Sá elogiou o trabalho da Guarda Municipal de Belém. “Ao procurarmos a doutora Ellen Margareth para pedir esse grande favor, sabíamos que nos dirigíamos a uma instituição capaz de dar uma resposta satisfatória à nossa necessidade”, disse. Na ocasião, ele aproveitou para diplomar, em sinal de gratidão, a GMB pelo serviço prestado. O documento foi entregue à inspetora-geral da corporação, Ellen Margareth, a quem o coronel elogiou pela gestão que abre cada vez mais as portas da GMB para parcerias com as forças militares.
Ellen Margareth lembrou que o curso ministrado a homens do 2º BIS foi a primeira execução da Guarda Municipal de Belém, em seus 18 anos de história, para as Forças Armadas. “Em nome do prefeito Duciomar Costa, agradecemos a confiança, a credibilidade, o respeito”, realçou a comandante. Alexandre Vilela, o último a falar, limitou-se a elogiar a parceria. “Reafirmo as palavras muito bem dita pelos dois que me sucederam”, finalizou, referindo-se à Ellen e Marcos Sá.


Além dos pronunciamentos e diplomação, a cerimônia, animada pela banda de música da corporação, contou ainda com apresentações de técnicas de pilotagem, de formação de equipe, alternância de colunas e deslocamento e escolta.






GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM
[12:30 21/05//2010 ]
Guarda Municipal ensina Exército a escoltar na cidade
Da selva à cidade. Quinze soldados do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) se preparam, na Guarda Municipal de Belém (GMB), para o enfrentamento de situações em plena zona urbana. O curso Batedor e Escolta com Motocicleta está sendo ministrado por homens do Grupamento Ronda da Capital (Rondac), da GMB, especialistas na prestação desse serviço.
O treinamento, de nível1, de caráter teórico e prático, com carga horária de 30 horas, começou na manhã de segunda-feira (17), sob as orientações do inspetor Adonai do Socorro, chefe do Rondac, do subinspetor Medeiros e do guarda Abel.
O soldados já receberam instrução de defesa pessoal, abordagem, motores, prevenção de acidentes, deslocamento de escolta, estacionamento, posicionamento das motocicletas, e fechamento de vias, entre outras. As aulas começam na sala de instrução do quartel geral da GMB, no Tapanã, e terminam nas ruas de Belém, no enfrentamento de situações reais.
O inspetor Adonai explica que, embora o curso seja de Batedor e Escolta, não dispensa treinamento de enfrentamento de situações possíveis de acontecerem no exercício da função. 
Ellen Margareth, inspetora-chefe da GMB, lembra que os soldados do 2º Bis bem que poderiam receber esse tipo de treinamento dos homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF), instituição também especializada nesse serviço. Acontece, explica Margareth, que os homens do Rondac trabalham em área urbana, mira dos militares. A PRF é especialista em escolta nas rodovias e estradas federais, ao contrário dos batedores da Guarda. “E ainda: o curso é resultado da boa parceria que há entre a Guarda Municipal e o Exército Brasileiro, com o objetivo de efetivar reciprocidades na troca de experiências e saberes”, concluiu a comandante.

Leia Mais…

Nenhum comentário:

Postar um comentário