Quem sou eu

Minha foto
GRUPAMENTO RONDA DA CAPITAL - RONDAC - CRIADO A 21 DE JUNHO DE 2007. GRUPAMENTO DE PRONTA RESPOSTA DA GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM, PREPARADO E EQUIPADO PARA O CONTROLE DE DISTÚRBIO CIVIL E RESPONSÁVEL PELA ESCOLTA DE ATLETAS, ARTISTAS E AUTORIDADES QUE MORAM OU VISITAM A CAPITAL.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Município entra no combate ao crime


jornal o liberal
Edição de 06/05/2012

RONDAC
Guarda Municipal mostra que está preparada para policiar a capital
DILSON PIMENTEL
Da Redação
A apreensão de três revólveres com quatro torcedores de um time de futebol da capital e a perseguição e prisão de um bandido que roubou uma farmácia e fez refém. Os episódios protagonizados por homens do Grupamento Ronda da Capital (Rondac), da Guarda Municipal de Belém, ilustram a mudança no perfil da instituição, criada para proteger o patrimônio público municipal, mas que atua, hoje, no combate à criminalidade. "O cidadão, na rua, não quer saber a cor da farda. Ele quer proteção", afirma o inspetor Adonai do Socorro Ponçadilho, comandante do Rondac. Criado em junho de 2007, o Rondac é um grupo de pronta-resposta. "Chegamos e dominamos a situação", explica. Começou com 15 homens e hojehá quase 100, dos quais apenas três no setor administrativo. "Todos os demais pilotam e dirigem", diz. São dez motocicletas e três viaturas. As motos não transportam carona. "Só o piloto (patrulheiro). E, no próprio corpo da moto, você encaixa a tonfa (cassetete)", acrescenta.
A Rondac apoia as atividades das secretarias municipais de Belém, desocupando imóveis e terrenos e reordenando espaços sob a gerência da prefeitura. Também faz escolta com batedores. "Oferecemos curso de motopatrulhamento, utilizando todos os métodos modernos de pilotagem", diz, referindo-se à escolta e segurança de autoridades, nacionais e internacionais.
O Rondac dá apoio, ainda, à Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) na "Operação Pedregulho", que retira das ruas transportes clandestinos. Os guardas municipais desse grupamento participam , ainda, das operações do sistema de segurança pública, com as polícias Civil e Militar. "Mostramos que nós, guardas municipais, tínhamos capacidade para integrar uma força de combate. E as polícias Militar e Civil foram convidando a Guarda Municipal para participar das operações", afirma o inspetor Adonai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário